Header Ads Widget

Minha Figura

 


Veja os comerciais que emocionam, inspiram e ficam na memória pela sua qualidade e inovação

Propaganda de despedida da Kombi (Foto: Reprodução/Youtube) — Foto: Auto Esporte


Você já deve ter se emocionado - ou pelo menos se inspirado - com alguma propaganda de carro. Além das tradicionais, que exibem o design e a performance do modelo, existem produções mais criativas que envolvem o telespectador e ficam na memória de quem as assiste.

Para Murilo Moreno, professor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, o que faz um comercial emocionar é o inesperado.  “Um comercial de carro, como outro qualquer, lhe passa uma emoção - alegria, prazer, curiosidade ou até mesmo paixão - quando traz um elemento inesperado que reflita suas próprias convicções, mas de uma forma inédita”, ele explica.

Ao longo dos anos, as propagandas de veículos tem mudado consideravelmente. “Nos anos 1960 e 1970 elas eram mais didáticas, quase uma demonstração, pois o carro ainda era uma novidade”, conta Murilo. Hoje em dia, é comum ligar a televisão e encontrar um comercial que usa linguagem cinematográfica, seja para expor as qualidades do modelo ou para destacar a marca.

Pensando nisso, separamos 10 propagandas que emocionam, inspiram e ficam na memória pela sua qualidade e inovação. Algumas foram premiadas internacionalmente, outras fizeram sua fama durante o intervalo do Super Bowl, mas todas prometem marcar qualquer apaixonado pelo universo automotivo.

Volkswagen - The Force

O comercial que rodou no Super Bowl 2011 vem da agência Deutsch e mostra uma criança vestida de Darth Vader, da franquia Star Wars, tentando controlar com a mente vários objetos da casa. Quando seu pai chega em casa com o novo Passat, ele faz uma brincadeirinha com o controle da chave e a criança fica surpresa, achando que fez o carro ligar sozinha.

Volvo Trucks - Look Who’s Driving feat. 4-year-old Sophie (Live Test)

Ainda na onda de comerciais com crianças, esse live test do caminhão da Volvo foi produzido neste ano pela agência Forsman & Bodenfors e mostra uma menina dirigindo à distância, através de um controle remoto, um dos caminhões da marca. Ela tenta guiar o veículo por um trajeto e encontra vários obstáculos - que mostram a resistência do caminhão da Volvo.

Volvo Trucks - Epic Split

Propaganda em que Van Damme se equilibra entre dois caminhões da Volvo Trucks (Foto: Reprodução/Youtube) — Foto: Auto Esporte

Propaganda em que Van Damme se equilibra entre dois caminhões da Volvo Trucks (Foto: Reprodução/Youtube) — Foto: Auto Esporte

Mais uma da Volvo Trucks, criada pela mesma agência. Em outro espírito, este comercial traz o ator Van Damme se equilibrando de forma bastante inusitada entre dois caminhões, para mostrar a estabilidade dos veículos.


Jaguar - British Villains

Propagandas com famosos parecem fazer sucesso. Criada pela agência Spark44, esta produção mostra alguns atores britânicos que já representaram vilões do cinema em vários veículos: carro, avião e helicóptero aparecem no comercial. A frase #itsgoodtobebad (é bom ser malvado, em tradução livre), é o que marca a propaganda.

Volkswagen - Despedida da Kombi

Se você se emociona fácil, cuidado com o comercial de despedida da Kombi. Quando a Volkswagen decidiu parar de fabricá-la, a AlmapBBDO, aqui do Brasil, criou um filme em que a narradora é a própria Kombi, que lembra dos seus momentos marcantes e se despede de algumas pessoas que estiveram muito presentes na sua história.

Volkswagen - Opening Doors



Essa aqui também é uma produção brasileira, da AlmapBBDO. Para divulgar o porta-malas que abre através de um sensor, o filme mostra vários momentos clássicos em que portas foram abertas com um chute, ou seja, com os pés, até chegar em uma pessoa abrindo o porta-malas de seu carro também com os pés.

Audi - Duel

Ponto para a agência Venables Beel & Partners pela criação e execução deste comercial, que foi veiculado no período das eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016. O filme mostra dois “valets” lutando dentro de um hotel pelo direito de estacionar o Audi RS7. Com uma observação: a história acontece de trás para frente.

Honda - An Impossible Made Possible

Batizado de "An impossible, made possible" (algo melhor traduzido em português como "o impossível, feito possível), o comercial foi criado pela agência britânica McGarryBowen e mostra o CR-V em diversas situações que, graças ao recurso da ilusão de ótica, não parecem ser o que não.

Jeep - Portraits

Para celebrar os 75 anos da marca, a Jeep lançou esse comercial feito pela agência Iris NY, que mostra apenas retratos em preto e branco com uma narração emocionante sobre a história dos carros da montadora.

Honda - Paper

Mais uma da Honda, essa propaganda criada pela agência RPA mostra desenhos e ilustrações em papel, que fazem uma viagem através das seis décadas da marca e suas produções. Tudo isso acontece apenas entre mãos mexendo em papeis.

Post a Comment